O Espaço Laboratório do Imaginário (LI) visa incentivar a comunidade de um modo geral a ter acesso a uma literatura diferente da técnica. Desenvolver o hábito de ler faz que haja melhora na interpretação de textos e também na escrita.
O Espaço Laboratório do Imaginário é um local para leitura onde as pessoas podem buscar momentos de lazer e relaxamento, aproveitar a paz que a vida tem para lhes oferecer dentro da própria Universidade, de modo a contribuir para a formação dessas pessoas como cidadãos autônomos e críticos, ampliando sua inserção social.
A comunidade poderá nos dar retorno sobre cada livro lido atribuindo uma classificação quantitativa (notas) ou qualitativa (avaliação escrita) para que outros que desejem lê-los fiquem a par da visão do livro pelos olhos dos que leram anteriormente.
No caso dos discentes da Uezo o objetivo principal é incentivar que hábito da leitura não técnica se torne presente no cotidiano. Os objetivos, de modo geral são:
-
incentivar a leitura;
-
disseminar conhecimento;
-
promover o desenvolvimento do vocabulário;
-
possibilitar o acesso a diversos tipos de leitura: poemas, poesias, contos e outros;
-
despertar no indivíduo através da leitura, a oportunidade de novos horizontes culturais, pessoais, promovendo sua formação crítica;
-
contribuir na formação de público para diferentes linguagens artísticas, através da literatura; e
-
integrar diferentes cursos em prol do projeto.
Iremos iniciar com um acervo de aproximadamente 60 (sessenta) livros e de antemão agradecemos as doações que são feitas.
Na inauguração contaremos com a presença da professora Angeli Rose do Nascimento, da CEDERJ/UNIRIO. Ela é membro neoclássico na ALG (Academia de letras e Artes de Góias), escritora, além de nossa parceira no projeto e avaliadora do acervo.
Aproveito, também, para agradecer ao nosso aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luiz Bruno Vianna pela parceria no projeto e ao Eliéu Santiago pelo design gráfico (em conjunto com o Bruno).